ENCHENTES EM SÃO PAULO - PROPOSTA DE ESCOPO DE PROJETO
- almirss595
- 20 de fev. de 2015
- 2 min de leitura
Estava pensando com meus botões:
Todos os anos temos alagamentos em São Paulo nos mesmos lugares, o estado e a prefeitura nunca produziram obras para resolver esse problema.
São Paulo e vários outros estados passam hoje, por crises graves de abastecimento de agua e energia e estamos vendo mais uma vez os políticos e as empresas investirem em projetos faraônicos que vão dar resultado daqui a uns 10 anos, com muitos desvios de verba claro.
Essa agua das enchentes vai parar sempre nos mesmos lugares depois que corre e esvazia os lugares cheios, ou seja, rios próximos que não tem vazão suficiente para o volume de agua produzido pela chuva, isso por vários motivos, mas despoluição é outro post.
Sabemos que em São Paulo há muito tempo eles dominam a tecnologia de inverter a vazão do Rio Pinheiros, que hora manda agua para o Tiete (processo natural) e hora manda agua para a represa do Guarapiranga rio acima (processo mecânico).
Com essas informações, minha proposta é que se instale de imediato, dutos tubulares em lugares estratégicos e até com pontas flexíveis para necessidade calamitosa, a fim de sugar a agua excedente, como é feito no sistema do Rio Pinheiros, levando o excesso para as represas em principio as mais altas do sistema de reserva de aguas.
Acho que com a tecnologia existente hoje, esse seria um projeto que acabaria com enchentes em vários lugares e não perderíamos um volume tão grande de aguas de chuva, não significa que 100% dos problemas teriam solução já que a natureza não tem programa de trabalho.
Com certeza engenheiros especialistas, tem mais condições de avaliar o projeto, avaliar seu custo e sua viabilidade e aplicabilidade.
O que não podemos ver é governantes passeando de helicóptero e andando de canoa para ver o que não fizeram em suas gestões, apenas para ganhar votos nas próximas eleições.
http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/viver-sp/blog/2015/02/20/de-bote-suplicy-visita-familias-d-area-alagada-em-sp/
