top of page

SISTEMA DE CRACHÁ DE SEGURANÇA

 

No link abaixo vemos uma noticia sobre um acidente fatal com um trabalhador em Goiás, ele morre esmagado por máquina de triturar plástico:

 

Conforme informações da Polícia Civil, a vítima estava dentro da máquina amolando as hélices do triturador de plástico quando outro funcionário, passou pelo local e ligou o aparelho.

 

            http://opiniaogoias.com.br/2015/08/funcionario-morre-esmagado-por-maquina-de-triturar-plastico-em-goias/

 

Já fiz um post falando sobre isso,  em outro site, mas essa ocorrência me deu a ideia de inserir um pouco do que vi nas empresas por onde passei e que de alguma forma, são conhecimentos escondidos, mas que se divulgados podem salvar vidas, como poderiam ter salvo a desse funcionário: 

Ele morreu por falha de aprimoramento dos regimes de segurança de trabalho da empresa e para esse caso a solução seria tão simples que depois de saber os agentes de segurança de trabalho de la podem se achar verdadeiros incompetentes.

 

  • Na Alcoa há alguns anos uma pessoa da manutenção morreu em situação semelhante ao operar uma prensa de extrusão, a prensa é muito grande e não da visão a todos os seus pontos de trabalho.

 

  • Ele estava fazendo manutenção da prensa quando alguém que não sabia que ele estava ali acionou o botão de start da máquina, o resultado foi o mesmo de Goias.

 

Depois de vários estudos, foi criado um sistema de crachá de segurança de porte obrigatório a todos os funcionários da fabrica e principalmente funcionários da manutenção.

 

Esse sistema nasceu com o desenvolvimento de um CRACHA de identificação, diferente dos crachás funcionais e com tamanho e cor que chamava a atenção e o mesmo distribuído a todos os funcionários da área fabril.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Assim se o sistema estivesse instalado nessa fábrica, esse funcionário antes de entrar na máquina para amolar as hélices do equipamento, colocaria seu crachá no botão de ignição da mesma.

Qualquer outro funcionário que por ali passasse seria proibido de acionar a maquina, pois a presença desse crachá indicaria que em algum lugar do equipamento alguém estaria trabalhando.

Somente o dono do crachá estaria autorizado a retirar seu crachá do botão de ignição, se essa bobeira de controle estivesse implantado, esse funcionário estaria VIVO.

Olha, sou contador e não TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO, mas a experiência nos habilita a tratar de todos os assuntos por isso em breve volto com mais informações sobre segurança.

 

bottom of page