top of page
Recent Posts
Featured Posts
Buscar

VOTO NA CAMARA COM PESO PROPORCIONAL A ELEITORES

  • almirss595
  • 5 de fev. de 2015
  • 2 min de leitura

Quando se faz uma eleição democrática, na verdade se pretende que o povo eleja seus representantes para falar em nome dele, buscando encontrar as soluções para melhorar o pais, o lugar onde o povo mora, suas condições de vida enfim tratar de suas expectativas mais diversas.

O sistema politico brasileiro é injusto, porque não importa qual o numero de eleitores que o candidato teve, uma vez eleito ele é uma unidade de um todo, seu voto é único e tanto faz se ele teve dois milhões de votos ou entrou graças ao principal candidato de seu partido com os votos de legenda, todos são iguais no congresso.

Eu discordo dessa posição, pois dessa forma a representatividade dos eleitores perde sua significância, ele perde a força para brigar pelos anseios de quem o colocou no poder.

Sei que estou tratando de uma coisa quase impossível de acontecer, mas eu entendo que a representatividade do candidato não pode ser perdida, assim colco aqui minha sugestão de projeto de mudança política como demonstra o gráfico colocado neste POST.

Em tempo, as faixas que definiriam os níveis dos candidatos teriam de ser estudadas por alguém que conhece engenharia política, mas para exemplo vamos criar algumas faixas, a saber:

  • O candidato A - foi eleito com muitos votos, poderíamos criar uma faixa de 1.000.000 – um milhão de votos, então seu voto no congresso teria peso três e ele passaria realmente a representar a massa de eleitores que o achou o melhor para estar naquele lugar.

  • Candidatos nesse nível ficariam isentos da Fidelidade Partidária, uma vez que a vóz do povo tem de ter prioridade sobre os interesses de alguns grupos.

  • O candidato B - foi bem votado, vamos estabelecer uma faixa de 300.000 a 999.999 nesse caso seria aplicado o peso dois a seus votos no congresso.

  • Candidatos nesse nivel teriam uma cota de isenção da Fidelidade Partidária, podendo votar até um número de vezes de acordo com suas convicções e não de acordo com seu partido.

  • O candidato C - teve votos suficientes para entrar no congresso, até 299.999 porém o peso de seu voto será definido como um

  • O candidato D - foi eleito pelos votos da coligação, não obtendo sozinho votos suficientes para ocupar o cargo no congresso, para ele o peso também é um, muito embora eu não concorde com sua eleição, já que não representa uma vontade do povo colocada nas urnas.

Bom esse é um exemplo com números de eleitores para criação de faixas de peso nada estudado, seria o esboço de uma ideia que teria de ser amadurecida e melhor desenhada como falei antes pela engenharia politica, mas acho que seria uma forma de fazer valer realmente a vontade do povo, independente do nível técnico do candidato eleito.

Tendo uma premissa nesse nível, também entendo que acabariam os votos de protesto, porque um candidato eleito com muitos votos de protesto, teria um poder de decisão muito maior do que as pessoas que o elegeram desejariam e sendo assim esses eleitores pensariam melhor antes de votar.

PROJETO DE LEI DOIS BLOG.jpg

 
 
 
Follow Us
Search By Tags
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page