

BANCO DE DADOS BASE PARA ENTRADAS EM OBRAS EM ANDAMENTO, CIAP, ESTOQUES DE IMOBILIZADO
13/04/2013 20:10
No POST anterior falamos um pouco da estrutura ideal para um arquivo de imobilizado e falamos também que o mesmo não serviria para a construção do CIAP.
EM TEMPO, NÃO SOMOS ESPECIALISTAS EM INFORMATIZAÇÃO DE DADOS, SOMOS CONTADORES, E QUANDO PENSAMOS EM ARQUIVOS UTILIZAMOS NOSSOS CONHECIMENTOS DE DBASE III PLUS E ACESS, SENDO ASSIM UM PROGRAMADOR ESPECIALIZADO PORDE VER FORMAS MAIS FACEIS DE SE ELEBORAR ESSES ARQUIVOS, MAS IMPORTANTE É SABER QUE NÃO IMPORTA QUAL O MODO DE TRABALHO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, PRECISAMOS DESSES DADOS E SUA NÃO APLICAÇÃO DEVE SER PASSIVEL DE ACORDO COM TODOS OS ENVOLVIDOS, JÁ QUE A FALTA IMPLICA EM NÃO REPORTE AOS CLIENTES QUE OS EXIGEM.
EM TEMPO II, IMPORTANTE FRISAR QUE ATÉ EU SEI QUE NÃO TEREMOS TODAS ESSAS INFORMAÇÕES, SERIA UTOPIA ACHAR QUE TEMOS TUDO, MAS ENFIM, TEMOS DE TRABALHAR EM CIMA DO LEGAL E DEPOIS BUSCAR ALTERNATIVAS PARA NOSSAS DEFICIENCIAS, MUITAS DAS INFORMAÇÕES AQUI COLOCADAS JÁ ESTÃO COMTEMPLADAS NO SPEED FISCAL.
Quando se fala em banco de dados de sistema não adianta você fazer estudos, reuniões de analise de qual o melhor sistema enfim o OBA OBA que a maior parte dos contadores gosta de fazer antes de implantar um sistema se depois de implantado as informações que forem lançadas nesse sistema não forem adequadas, a regra é:
BANCO DE DADOS COM INFORMAÇÃO RUIM GERA INFORMAÇÕES FINAIS IGUALMENTE RUINS
Sendo assim, uma boa opção é estruturar um arquivo de origens de dados que atenda as necessidades futuras e ele pode estar em um sistema do projetos, seja o SAP OS ou outro desenvolvido pela empresa, não importa que ferramenta você vá usar, o que importa são as informações que estão nela imputadas.
Nesta analise podemos definir nossas necessidades:
-
Demonstrar de forma documental e clara a formação de custos dos itens de ativo.
-
Atender o LIVRO CIAP, ter informações exigidas na construção doLIVRO CIAP.
-
Atender os órgãos Reguladores, ter as localidades, CNL´s, código de planta e outros, se empresas do ramo farmacêutico ver as necessidades exigidas pelos mesmos e ramo elétrico pelo que conheço de seus arquivos devem ser parecidas com telefonia, muito embora já tenham me dito que o desenvolvimento contábil deles é um pouco mais avançado, em tempo, que me falou é um Imortal da Contabilidade no Brasil.
Abaixo segue uma sugestão de lau-out de arquivo para construção de um arquivo de Obras em Andamento que pode ser utilizado como base para construção inclusive do CIAP, depende da qualidade da informação nele lançado. (EFD = Speed Fiscal).
Importante:
-
A maior parte das informações exigidas para composição do CIAP não estão disponíveis para o analista contábil quando da contabilização de um documento ou não existem de fato, um bem adquirido no mercado nacional não tem dados de importação, assim a sugestão é alimentar os dados que temos a mão e utilizar interfaces com outros arquivos tipo registros de entrada utilizando logico os filtros de CFO necessários.
-
Ao se construir uma base de dados pensando em atender ao CIAP, esta tem de ser mais completa que uma base de dados para simples acompanhamento de obras em andamento, até porque dentro do livro CIAP temos de tratar cada documento fiscal por item de nota fiscal enquanto em obras em andamento apenas vamos separar o que é equipamento do que é item de rateio para equipamentos.
-
Como o objetivo é atender também Obras em andamento nosso arquivo tem de agregar todos os lançamentos, mesmo que não tenham ICM a Recuperar no CIAP
ESTE ARQUIVO SERVE INCLUSIVE PARA REGISTRAR AS ENTRADAS DE BENS DO IMOBILIZADO NO ALMOXARIFADO.
ALMIRSS59 - CONTABILIDADE - FOTOGRAFIA - BLOG

