top of page

ESTRUTURA DE UMA EMPRESA

 

18/04/2013 21:29

 

Quando pensamos em construir um sistema, antes de sair colocando dados dentro dos layouts de arquivo desenhados para ele, temos de pensar o que queremos obter com essas informações, esse passo é importante, já que a não existência de uma ou outra informação pode gerar a necessidade de construção de sistemas paralelos para atender necessidades não previstas no inicio dos trabalhos.

 

Isto gera outra preocupação porque um sistema com informações demais fica pesado e por vezes inviabiliza seu processamento, já que as particularidades pensadas no planejamento podem não ter sido as melhores.

 

Mas se temos de pensar em tudo e não podemos carregar, o que fazer ?? Racionalizar, essa seria a palavra, temos de definir o que deve compor o sistema e o que deve constar de tabelas adicionais ou ainda de interfaces com outros sistemas já desenvolvidos.

 

Abaixo vamos sugerir como seria a estrutura básica de uma empresa, que serviria para qualquer ramo de negocio, mas como falamos é uma sugestão, sendo assim a partir desse modelo pode haver uma adaptação para a empresa em que estamos trabalhando.

 

 

Matriz - Sede da empresa onde são consolidados os balanços, citando três empresas sem nome:

 

  • a primeira tinha cede na Avenida Paulista – SP,

  • a segunda sede no Central Empresarial de São Paulo – SP e

  • a terceira sede em Brasília DF.

 

Filial – Campo representado pelas varias plantas da empresa, seguindo a mesma linha de exemplos:

 

  • a primeira empresa tinha fabrica na Lapa – São Paulo e escritório central na Avenida Paulista – SP,

  • a segunda fabrica em Pindamonhangaba-SP, Sorocaba-SP, Itapissuma-PE, São Luiz-MA, Poços de Caldas- MG, outras e escritório central no Centro Empresarial de São Paulo – SP

  • a terceira tinha filiais mais amplas, já que era uma empresa de prestação de serviços, suas filiais eram alguns estados como Paraná, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, outros e o escritório central em Brasília DF.

 

Unidades de Negócio – lugar onde a empresa vai definir suas necessidades de consolidação de custos, cada empresa traduzindo aqui suas necessidades:

  • a empresa a tinha a Gráfica, a Editoração, a Administração, a Manutenção e outros.

  • a empresa b tinha a fundição, laminados, primários, administração, manutenção, extrusão, carrocerias, seguros e outros.

  • a empresa c tinha Dados, Comutação, administração, terminação, equipamentos de acesso e outros.

Centros de Custo – são locais onde é lançada a origem do custo e que permite categorizar melhor para onde estão indo as despesas, estes podem ser produtivos, administrativos, de engenharia, acabamento e outros.

A sugestão de banco de dados pode ser estruturada da seguinte forma:

 


Leia mais: http://ass-contabilidade-para-todos.webnode.com/news/estrutura-de-uma-empresa/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br

ALMIRSS59 - CONTABILIDADE - FOTOGRAFIA - BLOG

bottom of page